Para aqueles que desejam realizar obras grandiosas, deve ter-se tornado claro que o trabalho em equipe é necessário para se alcançar o sucesso. Mas, em geral, é difícil a arte de conviver e cooperar.
Desejo compartilhar com você minha experiência mais recente, pois sempre atuei em equipes interdisciplinares, mas foi a primeira vez que experimentei a modalidade de trabalho voluntário nas redes sociais.
O primeiro ponto fundamental foi termos o objetivo claro e a convergência de interesses: divulgar informações de qualidade sobre a Covid-19 salva vidas. Esta é a nossa convicção. Portanto, cada pessoa envolvida ocupou-se bem de sua função, de acordo com seu temperamento, maturidade, habilidade.
De maneira especial, o mestre divino em nós, a consciência de cada um direcionava assertivamente nossos pensamentos, sentimentos e atitudes. Percebi a harmonia e a paz, elementos almejados, mas difíceis de alcançar hoje em dia.
Alguns voluntários mais criativos faziam cards e banners, outros os espalhavam nas redes sociais, havendo uma motivação recíproca. Brasileiros que moram no exterior, em países onde já não há liberdade, somaram-se a outros que moram no Brasil, para gravarem vídeos sobre a vida real, os riscos da gestão ditatorial da pandemia e a retirada de direitos dos cidadãos, sob pretexto de proteção sanitária.
Diante de vários obstáculos, praticamos a revisão de ações e com flexibilidade criávamos novas diretrizes. Além disso, mantivemos na maioria do tempo, relações interpessoais respeitosas, cordiais e empáticas, sem ser exercida hierarquia de autoridade. Éramos todos voluntários e, de forma muito serena, cada um sabia do seu papel e o realizava com boa vontade e dedicação.
Sentíamos a afinidade que nos unia em prol desta causa tão importante e relevamos nossas discretas diferenças. E isto foi muito bom e produtivo.
Assim, cada meta alcançada gerava alegria e ânimo renovado, num crescente de entusiasmo e vibrante sensação de união, até a realização do desejado evento, a Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.
E, refletindo agora, me dei conta de que, associada à realização da meta em si, o trabalho em equipe viabilizou o aprimoramento das pessoas envolvidas, que tiveram a chance de crescer em suas qualidades pessoais e sociais. E por ser uma causa nobre, em defesa da vida, da liberdade e da verdade, toda a humanidade pode ascender a patamar mais elevado.
Nesta missão, pude conversar com diversas pessoas que na grande maioria eu jamais conheci pessoalmente, mas cujo compromisso e interação sincera me fizeram confiar. Na realidade, eu senti muita satisfação de participar deste grande grupo em fraterna aliança para realizar nossos ideais.
Eu desejo a você, caso trabalhe ou venha a trabalhar em equipe, que enfrente os desafios e observe com destaque a seguinte questão: além da relevância do próprio trabalho, esteja atento e aberto à transformação que poderá ocorrer em você e no grupo. Esta é a maior e melhor recompensa.
Dra. Ana Cristina C. L. Malheiros
Links recomendados:
• Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, contra o Passaporte sanitário, realizada em 11/11/2021
com os seguintes preletores convidados:
1) Dra. Akemi Shiba: 9:30min a 36:24min
2) Dra. Giovanna Lara: 38:00min a 1:05:15
3) Dr. José Augusto Nasser: 1:05:17 a 1:33:33 (*complementado pelo último link | apresentação de slides)
4) Dra. Maria Emília Gadelha Serra: 1:33:35 a 2:11:10 (*complementado pelo último link | apresentação de slides)
5) Dr. Carlos Eduardo Fonseca da Matta: 2:12:40 a 2:31:21
6) Dr. Vitor Hugo Nicastro Honesko: 2:49:24 a 3:03:20
7) Dr. João Alberto da Cunha: 3:04:41 a 3:16:24
8) Prof. Hermes Rodrigues Nery: 3:49:34 a 4:12:26
• "Eficácia e Segurança das vacinas Covid-19", apresentação do Dr. José Augusto Nasser:
https://rumble.com/vp4dn1-eficacia-e-segurana-das-vacinas-cvd19.html
• Apresentação em slides da Dra. Maria Emília Gadelha Serra na Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná em 11/11/2021:
