Buscar

Promoção da saúde é o melhor caminho?

Estamos numa pandemia que se estende desde 11/03/2020 e, ao longo deste período, várias medidas tomadas pelos governantes causaram mudança de comportamento em bilhões de pessoas.

Portanto, considero que para esta pergunta, a resposta pode ser simples ou complexa.


Explico.


Será simples, se for baseada no bom senso e nos conhecimentos anteriores sobre Medicina. Será complexa, se for baseada nas diretrizes das instituições internacionais, que muitas vezes nesta pandemia fizeram orientações que, posteriormente, foram invalidadas.


Então, ressalto que, antes de seguir uma determinação ou norma, é necessário compreender seu embasamento, ao invés de simplesmente se submeter às novas normas de conduta. Desta forma, torna-se mais produtivo poder fazer as perguntas necessárias, para se sentir seguro quanto ao assunto.

Este é o caminho que o médico, em especial o psiquiatra trilha: a busca pelos fatos e suas causas. E, para isto, o médico faz perguntas.


Sobre o uso generalizado de máscaras e o fechamento de escolas, por exemplo, há muita controvérsia. No entanto, se você está com dúvidas, desejo trazer dois pontos importantes para auxiliar seu entendimento sobre a questão:


1. Qual é o sentido de se colocar máscaras em todas as pessoas, sem qualquer distinção, por mais de um ano? Sob o ponto de vista médico, a diretriz adequada é cuidar e proteger aqueles que estejam adoecidos ou sejam mais vulneráveis, mantendo orientações de higiene para a maioria saudável. Inclusive, já é sabido que na Covid-19 o indivíduo assintomático não transmite o vírus.


Fazendo uma analogia, num surto de diarreia infecciosa (bacteriana ou viral), faz-se o tratamento dos doentes, sem submeter os demais a medidas drásticas, como o uso generalizado de fraldas descartáveis, mesmo para os indivíduos sadios. Bastam os cuidados de higiene para estes.


2. Sobre as crianças, por que foram mantidas fora da escola por tanto tempo e tiveram que usar máscaras? Sabe-se que 99,98% das crianças e jovens apresentam boa recuperação em caso de contágio, além de não serem transmissores. Fazendo uma comparação, é como se, havendo uma criança com febre, todas as crianças daquela classe ou até da escola, tivessem que manter repouso em casa, para que o aluno febril se recuperasse. Não há argumentação lógica que sustente o fechamento das escolas por tempo tão dilatado.


Precisamos fazer perguntas para encontrarmos as verdadeiras respostas, que têm sustentação em fatos reais.


Quando você busca informação de qualidade, passará a compreender a situação com maior clareza, podendo optar por cuidar de sua saúde com maior autonomia.


Por este caminho, você verá a importância da promoção da saúde e do autocuidado, reduzindo a insegurança e a dependência de outros, estando apto para tomar decisões em liberdade.


Dra. Ana Cristina C. L. Malheiros


Links recomendados:

1. “As injeções de COVID podem reduzir a vida útil?”| Entrevista realizada pelo Dr. Joseph Mercola com o Dr.Vladimir Zelenko:

https://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2021/07/04/covid-vaccine-risks.aspx


2. Índia: ação criminal apresentada contra GAVI, Bill Gates, Fauci | Exigindo responsabilização por crimes contra a humanidade:

https://www.francesoir.fr/societe-sante/plainte-oms-india-peine-de-mort


3. Tucker Carlson repercute estudo sobre as consequências e efeitos das máscaras em crianças realizados pelo JAMA Pediatics, principal revista de medicina infantil do mundo:

https://twitter.com/slan19467036/status/1410935113278500867?s=24

https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2781743


4. Avaliação experimental do teor de dióxido de carbono no ar inalado com ou sem máscaras faciais em crianças saudáveis | Um ensaio clínico randomizado:

https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2781743


5. Crianças enfrentam apenas um em 500.000 risco de morrer de Covid, estudos mostram em meio a uma discussão crescente sobre se os jovens devem receber vacinas:

https://www.dailymail.co.uk/news/article-9769283/Children-face-one-500-000-risk-dying-Covid-amid-row-kids-vaccinated.html


6. 47 estudos confirmam a ineficácia das máscaras para COVID e mais 32 confirmam seus efeitos negativos para a saúde:

https://www.lifesitenews.com/mobile/news/47-studies-confirm-inefectiveness-of-masks-for-covid-and-32-more-confirm-their-negative-health-effects/?utm_source=telegram&__twitter_impression=true&s=08





Posts recentes

Ver tudo