Ao vivenciarmos o Advento como preparação ativa para o Natal, entendemos melhor qual é a essência profunda deste fato histórico e da realidade espiritual presente no nascimento do Menino Jesus.
Quando criamos a atmosfera de quietude e delicada harmonia, com versos, beleza e silêncio exterior, permitimos vir à tona a nossa sensibilidade e riqueza interior.
Reconhecemos, então, diante do presépio, a nossa própria peregrinação nesta existência terrena e as inúmeras possibilidades de destino. Porém, quando nos dedicamos a aprofundar o autoconhecimento, a praticar as orações e meditações como alimento nutritivo para a alma, percebemos que há muitas opções, mas apenas um Caminho.
O ano de 2022, em especial, nos propiciou a vivência individual e coletiva de um extenso advento, como convite à reflexão, às orações, ao autoconhecimento e à superação de desafios. Encontramos nesta jornada aliados valorosos aos quais manifestamos nossa gratidão e admiração.
Naturalmente, cada um trilhou a estrada a seu modo, com o sofrimento e com a Graça necessários para a própria evolução.
Então, é este despertar da consciência que é a chave do portal do autodesenvolvimento, portanto, do agir em liberdade e com responsabilidade, ou seja, com capacidade de responder ao que a vida nos traz.
Mas todo advento conduz ao Natal, ao nascimento do novo em cada coração humano, para que haja fé na ajuda do mundo espiritual e vontade de viver plenamente de acordo com nossos valores.
Onde criamos luz, a escuridão gerada pelas forças adversas deixa de existir.
Quando expressamos a esperança e amor em ações concretas, em semeadura do Bem, com disciplina e constância, torna-se maior o nosso poder de transformar a realidade.
Sejamos luz, juntos, em franco trabalho de regeneração e renascimento da humanidade.
Feliz Natal!
Dra. Ana Cristina C. L. Malheiros
Para nos inspirar:
"O Natal começa quando olhamos para o céu, onde está fundamentado o ser espiritual de todos nós, e a vontade de agir, segundo esse conhecimento, se difunde entre as pessoas. Mas, então, podemos principalmente olhar para o homem Jesus de Nazaré, no qual o próprio ser celeste da paz entrou, o Cristo, Ele que vem em nosso auxílio por todo o sempre".
Bárbara Nordmeyer
Link recomendado:
Andrea Bocelli: A Bocelli Family Christmas - Extended Edition | TBN:
https://www.youtube.com/watch?v=3aH8pAUWdyY
