Estamos na época do Advento, tempo que antecede o Natal. Para muitos, este período é bastante conhecido, sendo cultivado anualmente em seus rituais e encontros familiares. Para tantos outros, é desconhecido ou pouco praticado, não havendo referencial sobre este tema e caminhos para vivenciá-lo.
As festas cristãs compõem o calendário de celebrações para nos recordar da essência espiritual da vida humana. Ao vivenciá-las com familiares e amigos, ficamos fortalecidos na intimidade do coração.
Há renovação e esperança. O Advento é o período de preparação para o Natal e, naturalmente, precisamos compreender o valor intrínseco desta celebração.
Durante a realização de tal rito, há uma dimensão física e outra, espiritual, que se integram harmoniosamente. Quando nos dispomos a organizar a casa, a decorar o ambiente com motivos natalinos, esta ação é a manifestação externa da percepção interior da importância do que está por vir.
Esta é a verdadeira motivação.
Nas tradições cristãs, ao celebrarmos o Natal, relembramos o fato histórico do nascimento do Menino Jesus em Belém. Faço uma analogia, então, com os personagens que estavam presentes naquela cena sublime e sua peregrinação. Maria, José, os pastores e, depois, os três Reis Magos fizeram sua jornada física e espiritual para alcançarem a graça de testemunhar o nascimento da criança divina. O que foi vivenciado sob a regência espiritual, transformou-os profundamente.
Qual será o caminho que cada um de nós escolherá trilhar para se preparar para o grande encontro? O Advento é a espera pelo que advirá, é o caminho de preparação ativa e meditativa para nos tornar mais propícios a esta elevação de pensamentos e sentimentos.
É importante compreender que a organização prática da casa e de seus objetos funciona como um espelho que nos faz refletir sobre a nossa preparação íntima.
Mágoas, ressentimentos, ira, frustrações e medos precisam ser elaborados, dissolvidos, compreendidos e superados para ceder espaço para o ser que irá nascer no coração de cada um.
A transformação de si mesmo é fruto deste processo. É compreensível que talvez não seja possível realizar todo este processo de uma só vez, mas é necessário iniciá-lo. O Advento é uma ótima oportunidade para esta proposição e, a cada ano, poderemos avançar nesta trajetória ascensional de evolução.
Desejo convidá-lo para fazer escolhas mais conscientes a partir da elaboração de propósitos mais claros, tendo foco na saúde integral. Seja leal aos seus valores e aplique seu tempo e sua energia física e psíquica em atividades que realmente contribuam para o seu desenvolvimento. Seja mais seletivo e busque melhorar a qualidade daquilo que você faz e consome.
E, principalmente, seja mais sincero em seus relacionamentos pessoais. Há uma riqueza poderosa nos encontros humanos que precisa ser revelada.
A humanidade atravessa dias desafiadores. Porém, ao vivenciar o Advento, cada um de nós poderá contribuir em seu ambiente social para que haja a confirmação de valores verdadeiros e eternos. Assim, torna-se mais possível reverter este quadro.
Que haja boa esperança e o Amor se manifeste como revelação do divino!
Dra. Ana Cristina C. L. Malheiros
Para nos inspirar:
“Cristo poderia ter nascido mil vezes em Belém, mas se não nascesse dentro de nós, de nada adiantaria.”
Angelus Silesius
Links recomendados:
- Para você preparar o Advento com familiares, e amigos e crianças:
http://www.festascristas.com.br/advento
- Aprenda a cantar Canções de Natal:
Canções lindas e diferenciadas, cantadas com o coração
Você vai aprender as músicas, vai receber as partituras e um áudio.
São 3 encontros gratuitos (aos sábados de manhã)
Das 9h às 10h | Dias 5/12, 12/12 e 19/12
Com Bettina Irene Happ
Encontros online via Zoom
Se inscreva hoje com Julia
11 94780-5776
- Café Antroposófico | Preparação e Celebração Do Advento:
Nos preparamos com o Canto da Bettina Happ (cantoterapeuta), com a fundamentação e inspiração da Professora Simone Layser e com a arte da Terapeuta Artística Karyne Pereira.
