Buscar

Novas atitudes em 2021

O início do ano traz oportunidade de se criar um plano de ação, que precisará do seu empenho para sair do papel. É importante você lembrar das suas metas que ainda não foram realizadas e verificar as verdadeiras razões que o impediram de concretizá-las.


Desta retrospectiva, nascerá a perspectiva para 2021.


Mas, quaisquer que sejam seus projetos, sempre é relevante ter atenção com a saúde física e mental. Afinal, para você conseguir alcançar objetivos em outras áreas, a base da saúde precisa estar bem constituída.


Por trabalhar como médica psiquiatra há mais de 30 anos, constato que a verdadeira promoção da sua saúde acontece com a mudança do estilo de vida. Então, mesmo diante de uma virose, como Covid-19, você aplicar orientações médicas e seu próprio bom-senso para a prevenção de doenças, com certeza, será benéfico.


E, como começar este projeto em busca de uma boa saúde?


Trata-se, portanto, de corrigir hábitos e melhorar as suas escolhas. Vamos começar de forma simples, pois este é o melhor caminho, para que seja duradoura e estimulante a sua conquista. Com pequenas, mas progressivas mudanças, você irá perceber a melhora da sua saúde.


Alguns pontos, neste início, têm relação com dois elementos essenciais: Tempo e Comportamento.


Reflita como você tem utilizado seu tempo durante o dia. Em geral, as pessoas têm permanecido muito tempo em redes sociais, de forma improdutiva, envolvidas com mensagens inúteis ou críticas e queixas persistentes. Avalie se é necessário reduzir o uso de tecnologia, sendo mais seletivo nas suas buscas.


Quanto ao comportamento, em face ao estresse, ansiedade ou fatores culturais, há forte tendência a compensações materiais. Muitas pessoas cometem exageros na alimentação, na higienização de si ou de objetos, em uso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas), em jogos, em compras e, até em relacionamentos.

Para aplacar a angústia existencial, caem na compulsividade e consumismo.


Ao iniciar um novo propósito, fortaleça este tripé: alimentação, sono, atividade física regulares e saudáveis. Reveja em que aspecto você precisa sair do automatismo, retomar o controle e diminuir excessos.


Assim, você se sentirá mais disposto e confiante para iniciar a jornada 2021.


Dra Ana Cristina C. L. Malheiros


Links recomendados:

- "Janeiro Branco" e atenção para a saúde mental |Dra. Ana Cristina:

https://www.instagram.com/valenciscuritibahospice/?hl=pt-br


- Esclarecimento sobre profilaxia, tratamento precoce, vacinas |entrevista feita pela Leda Nagle ao Dr. Francisco Cardoso, médico infectologista:

https://www.youtube.com/watch?v=R4KV8liblaY&ab_channel=LedaNagle


- Efeitos físicos e psicológicos do uso prolongado de máscara facial |Vinte razões pelas quais as máscaras faciais obrigatórias são inseguras, ineficazes e imorais:

https://www.lewrockwell.com/2021/01/no_author/twenty-reasons-mandatory-face-masks-are-unsafe-ineffective-and-immoral/



Posts recentes

Ver tudo