top of page
Buscar

Janeiro Branco e sua saúde mental

A campanha do “Janeiro Branco” foi criada em analogia à folha de papel, em branco, marcando o início de nova fase. A proposta é conscientizar acerca dos cuidados relacionados à saúde mental, incentivando que as pessoas os incluam em seus planos para o ano que se inicia.


Geralmente, durante o planejamento anual, é dada mais atenção a objetivos ligados à vida profissional, às relações interpessoais, à saúde física.


No entanto, diante do cenário atual, muitos têm vivenciado de modo mais frequente e intenso o estresse, ansiedade, angústia, irritabilidade. Estas sensações desagradáveis, observadas em si ou nos outros, provavelmente contribuíram para você valorizar e manter a sua sanidade mental.

Quando se decide que a saúde mental é um valor, imediatamente, ocorre a pergunta:


Como cultivar o bem-estar psíquico?

Para explicar de uma forma bem prática e dando ênfase aos principais pontos de tensão psíquica, perceba estes dois campos mais relevantes: o mundo externo e o mundo interno.


O ser humano existe neste espaço fronteiriço entre seu mundo interior e o mundo que o rodeia, num diálogo permanente, em que ocorrem demandas recíprocas. Ora o indivíduo busca externamente a satisfação de suas necessidades, ora o mundo objetivo cobra sua participação ativa. E é desta interação que vai-se constituindo o ser humano em suas características, habilidades e personalidade.


Entre a frustração e a satisfação, entre a dor e o prazer, é preciso aprender a superar os desafios cotidianos, constituindo-se, assim, o aprendizado existencial de cada individualidade na sociedade e cultura em que esteja inserida.


Portanto, é importante compreender que é necessário você identificar como finalizou o ano anterior, qual é a sua bagagem atual. Desta retrospectiva, nascerá a perspectiva para 2023.

Planejar as metas para este ano não é algo aleatório, jamais. Tem o sentido de dar continuidade da sua biografia, por decisão e direcionamento mais conscientes.


Porém, o mundo externo, desordenado, frequentemente tem invadido o mundo interior, com distração, pressão e desinformação, perturbando a paz e a estabilidade tão necessárias para a saúde mental. Desse modo, a ocorrência frustrações, devido às expectativas pessoais não concretizadas, tem sido cada vez mais recorrente.


Como necessidade existencial, pode ser vital se afastar, temporariamente, do mundo externo e de seus instrumentos, como a tecnologia e as redes sociais.


Quando você se propõe a silenciar o que tem tumultuado o seu viver, em sua alma vai sendo criado um espaço acolhedor, gerando calma e serenidade. A meditação é um ótimo caminho, que conduz ao mundo interior, favorecendo o autocuidado e o autoconhecimento.


Você pode definir metas e direção de vida de acordo com suas convicções e valores, escolhendo não ficar à mercê de modismos ou imposições coletivas. O reencontro consigo mesmo propicia autoconfiança, autonomia e boa saúde física e psíquica.


Que 2023 seja luminoso e enriquecedor para a seu desenvolvimento!

Dra. Ana Cristina C. L. Malheiros


Para nos inspirar:

"Venho a vocês

de um mundo de luz

seu tempo e espaço.

Confiante me entrego

a vocês homens.

Para me guiarem.

Para me desvendarem

os segredos deste mundo.

Homem quero ser

para, com sua ajuda,

juntamente com vocês,

cumprir missões propostas

que nos unem a todos

nós, seres humanos."

- Rudolf Steiner

Link recomendado:

Descubra quem verdadeiramente está no poder, com David Icke, jornalista britânico:

https://www.youtube.com/watch?v=5b104RpStSQ&ab_channel=INSPIRED





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page