Buscar

Homenagem ao Trabalhador

Pode ser inusitado precisar dizer o óbvio, mas nestes tempos de complexidades, reforçar princípios tornou-se necessário. Portanto, trabalhar faz bem para a saúde e é preciso ter saúde para trabalhar bem.


No entanto, nos últimos 14 meses, a partir da pandemia da Covid-19, houve um grande impacto sobre o trabalho em geral, gerando a necessidade de reduzir a modalidade presencial e ampliar o uso de tecnologia e serviços online. Certamente, ocorreram benefícios com o uso expandido da internet para o trabalho, comunicação, lazer e serviços.


Mas é importante alertar que: aqueles elementos próprios das mídias digitais (por exemplo o papel dos chamados "influencers”), não devem ser utilizados como referência nesta questão médica. O uso da autoridade digital por pessoas sem a qualificação necessária para falar sobre temas de grande relevância, como tratamento médico, profilaxia, vacinação, é uma atitude bastante questionável, sob risco de perda de vidas por desinformação.


Quando deixamos de ser apenas "seguidores" e passamos a analisar e nos posicionar, ganhamos consciência diante das questões cotidianas. Nós nos tornamos atuantes na busca do bem-estar físico e do equilíbrio emocional e cada um desempenhará seus talentos e suas funções a partir das habilidades adquiridas para para o seu trabalho.


Sem mais admitir as falácias que geram insegurança pessoal e caos social, é fundamental que a ordem universal seja retomada.


Deste modo, precisamos que desde já:

o médico trate e, se possível, cure;

o psicólogo escute e acolha;

o enfermeiro cuide;

o professor ensine;

o aluno estude;

o pesquisador pesquise;

o agricultor plante;

o cozinheiro prepare o alimento;

o administrador administre;

o empresário empreenda;

o arquiteto projete;

o engenheiro construa;

o artista crie arte;

o jornalista noticie o fato;

o policial prenda o criminoso;

o advogado advogue;

o juiz julgue conforme a lei.


E, para finalizar, que os políticos representem a vontade popular, sem impor suas ideologias e sem corromper a democracia, os recursos materiais e os ideais dos cidadãos. Assim, teremos a tão desejada paz social, prosperidade e perspectivas positivas para a restituição de nossas vidas em liberdade.


A todos os trabalhadores, eu desejo Vida e Saúde!


Dra. Ana Cristina C. L. Malheiros


Links recomendados:

- Deputada Sara Cunial | Discurso no Parlamento italiano sobre máfia e emergência Covid:

https://www.youtube.com/watch?v=XiNxEqMfFXU&ab_channel=RadioRadioTV


Carta do Brasil 2021:

- CARTA DO BRASIL - 2021 - MLV
.pdf
PDF • 358KB

- Centro de Controle de Doenças (EUA) pune cientista por pontos discordantes sobre vacinas Covid.

CDC Punishes Scientist For Dissenting Views About COVID Vaccines:

https://thefederalist.com/2021/04/28/cdc-punishes-superstar-scientist-for-covid-vaccine-recommendation-the-cdc-followed-4-days-later/#.YI0urXsXNJo.whatsapp


- How science has been corrupted | The pandemic has revealed a darkly authoritarian side to expertise by Matthew Crawford

- Como a ciência foi corrompida | A pandemia revelou um lado sombriamente autoritário da experiência por Matthew Crawford:

https://unherd.com/2021/05/how-science-has-been-corrupted/


Posts recentes

Ver tudo