Buscar

Eu confio na Medicina brasileira

Cada da vez mais podemos perceber a importância da Medicina, - quando usada como ferramenta para salvar vidas e poupar o sofrimento - seu impacto positivo na vida em sociedade. Assim está definido no capítulo 1 – Princípios fundamentais do Código de Ética Médica (link 1), artigo V – “Compete ao médico aprimorar continuamente seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente e da sociedade”.


Agindo desta forma e baseados na prática clínica, na pesquisa científica qualificada e no diálogo permanente, numerosos grupos de médicos por todo o país, têm aperfeiçoado os protocolos de tratamento precoce da Covid-19.


Em realidade, é adequado dizer tratamento imediato. Este é iniciado logo após o diagnóstico clínico, baseado nos sintomas do paciente, pois não é correto aguardar resultado de exames laboratoriais, devido ao risco de agravamento do quadro.


De acordo com imunologista Dr. Roberto Zeballos, em recente vídeo (link 2) esclarece dizendo da baixa letalidade, quando se cuida desde o início dos sintomas, inclusive de casos graves hospitalizados. Aborda sobre a autonomia do médico e do acordo com o paciente para uso de medicação indicada, com base em sua experiência, mesmo que seja “off-label”, para a definição do caminho terapêutico a ser seguido. (veja cap. 1; Art. VI, VII e VIII do Cód. Ética Médica).


Percebe-se que tem sido recorrente a adoção de medidas impositivas - como lockdown - que posteriormente, geram o aumento de contágio e agravamento dos casos, causando o empobrecimento da população em geral (link 3).


Obstáculos têm sido interpostos, caotizando a assistência em saúde e afetando o discernimento da população. Mas, ao enfrentarem críticas maliciosas, a coragem e compromisso de colegas médicos têm trazido bons resultados e sucesso terapêutico.


Havendo crescente confiança na Medicina brasileira, muitos prefeitos têm implementado a profilaxia e o tratamento imediato (link 4); empresários e comunidades têm criado ambulatórios, arcando com o custo dos medicamentos.(link 5)


A Medicina Antroposófica, acrescenta seus recursos para tratamento e profilaxia da Covid-19, principalmente na melhoria da imunidade. Além da aplicação de variado arsenal terapêutico, associamos as medidas preventivas, que podem ser medicamentosas - hidroxicloroquina, ivermectina, vitaminas - e/ou comportamentais - manutenção de hábitos saudáveis.


Então, inspirada pela Dra. Raíssa Soares, médica e atual Secretária de Saúde de Porto Seguro-BA, (link 6) digo que há 6 estratégias potentes para a questão da Covid-19:

1) Aumentar a imunidade: hábitos saudáveis, informações confiáveis, redução do estresse, atividade ao ar livre e ao sol;


2) Profilaxia: hábitos de higiene, proteção dos vulneráveis ou isolamento vertical, medicamentos e vitaminas;


3) Tratamento imediato: com uso associado de vários medicamentos, instituído logo após diagnóstico clínico - sinais e sintomas;


4) Treinamento: de médicos e equipes de saúde e uso adequado dos recursos materiais - leitos, equipamentos, dinheiro público;


5) Acolhimento e acompanhamento: do paciente e familiares até a alta médica;


6) Vacina: com eficácia e segurança comprovadas

(link 7 | inglês) (link 07 | português).


Diante deste panorama tão dinâmico, convido você a fazer também sua atualização. Ocorreram muitos avanços no conhecimento sobre este coronavírus (SARS-CoV-2) desde o início da pandemia em março/2020.


Evite ficar suscetível a manipulação e desinformação, pois isto prejudica seu equilíbrio emocional, gerando estresse, ansiedade e depressão. A partir de informação confiável, você vai percebendo, progressivamente, que há esperança, pois há Medicina que salva vidas. Afinal, médicos vocacionados vão muito além de discursos.


Usando seu juízo crítico e capacidade de decisão, você irá escolher sobre seus cuidados em saúde em atitude coerente e livre. Assim, você se sentirá mais seguro e confiante para prosseguir em suas metas para 2021.


Dra. Ana Cristina C. L. Malheiros


Para nos inspirar:


A Mentira disse para a Verdade: "Vamos tomar banho juntos, a água do poço é muito boa. A Verdade, ainda desconfiada, testou a água e descobriu que era realmente boa. Então eles ficaram nus e se banharam. Mas de repente, a Mentira  saltou da água e fugiu, vestindo as roupas da Verdade.


A Verdade, furiosa, saiu do poço para pegar suas roupas de volta.  Mas o Mundo, ao ver a Verdade nua, desviou o olhar, com raiva e desprezo.  A pobre Verdade voltou ao poço e desapareceu para sempre, escondendo sua vergonha.  Desde então, a Mentira corre o mundo, vestida de Verdade, e a sociedade fica muito feliz...


Porque o mundo não deseja conhecer a verdade nua e crua.


Links recomendados:


01.

- Código de Ética Médica que regulamenta o exercício da Medicina no Brasil:

https://portal.cfm.org.br/images/PDF/cem2019.pdf


02.

- Dr. Roberto Zeballos, médico imunologista, fala sobre o acolhimento e tratamento imediato da Covid-19, com bons resultados, inclusive em pacientes internados:

https://www.instagram.com/tv/CMsv1fLHAIJ/?igshid=1d4tj7e0qu75o


03.

- Entrevista com Dr. David Nabarro, médico da OMS, contrário ao lockdown, explica sobre as consequências e prejuízos à população global:

https://mobile.twitter.com/spectator/status/1314573157827858434


04.

- Prefeito de São Lourenço-MG, Dr. Lessa, relata sobre o tratamento imediato da Covid-19 com resultados positivos:

https://www.youtube.com/watch?v=nURs_K82XOA&ab_channel=Hiperphone


05.

- Live sobre tratamento precoce na Câmara Municipal de Uberlândia: proposta e iniciativa do Movimento Legislação e Vida:

https://www.youtube.com/watch?v=dnlwGtgVtq4&ab_channel=CristianoCaporezzo


06.

- Dra. Raíssa Soares, médica e secretária de Saúde de Porto Seguro-BA, esclarece sobre 5 estratégias para Covid-19:

https://www.youtube.com/watch?v=OHsgvhLoZsM&ab_channel=ProgramaSCnoAr


07.

- Vacinas: riscos X benefícios.

Em entrevista, o PhD e especialista em desenvolvimento de vacinas e virologia Geert Vanden Bossche, alerta para os riscos da vacinação em massa provocar novas e perigosas variantes, como as atuais, além de debilitar o sistema imunológico da população. Bossche é ex-funcionário dos laboratórios Novartis e da Fundação Bill & Melinda Gates e, em 08/03/2021, expôs os perigos da vacinação em massa para a imunidade e surgimento de novas cepas de vírus.

- Link em inglês:

https://rumble.com/vep6l9-uma-catstrofe-covid-se-avizinha.html

- Link em português:

https://www.estudosnacionais.com/31525/o-alerta-global-de-geert-vander-bossche-phd-sobre-as-vacinacoes-em-massa/



Pintura: A Verdade Saindo do Poço, Jean-Léon Gérome, 1896.


Posts recentes

Ver tudo