Buscar

Esporte, Saúde e Liberdade

É fácil verificar a importância da atividade física para o desenvolvimento saudável de crianças e jovens, contribuindo tanto para o seu crescimento, quanto para aprimorar habilidades motoras e cognitivas.

Durante a história da humanidade, tornou-se cada vez mais evidente esta relevância, principalmente a partir da Grécia Antiga e da criação das Olimpíadas. Quando estas atividades são realizadas como esportes, em suas diversas modalidades, existem técnicas e regras definidas para sua prática. Então, ainda são acrescentados mais benefícios, como o implemento de qualidades pessoais (perseverança, disciplina, consistência) e sociais (respeito aos colegas e adversários, pontualidade, fairplay).


Assim, podemos afirmar que os esportes e atletas foram sendo aprimorados, em dinâmica integração com a sociedade, sendo a recíproca verdadeira. Os atletas são exemplos de comportamento e saúde, incentivando jovens a buscarem desenvolver-se por meio de atividades esportivas.


Exatamente devido a estes aspectos, gera total estranheza o que está ocorrendo na atualidade: cenas de atletas, em plena prática esportiva, sofrendo quedas súbitas e dores precordiais intensas, a ponto de necessitarem remoção do campo por paramédicos. Jamais assistimos estas ocorrências nesta grande proporção. Não são raros estes episódios e surgem em esportistas profissionais jovens, com boa saúde, após a inoculação de produtos transgênicos injetáveis,ainda sem eficácia e segurança comprovados para Covid-19.


Mais recentemente, o tenista sérvio Novak Djokovic, que recusara submeter-se a este procedimento, recebera uma permissão especial para disputar o Aberto da Austrália. No entanto, ao desembarcar em 05/01/2022, foi detido no Aeroporto de Tullamarine, devido às restrições à entrada de não-inoculados no país. Foi levado para um hotel e interrogado durante horas, sendo tratado como um criminoso, enquanto aguardava a decisão da Justiça sobre sua deportação.


Diante destes fatos, fiz algumas reflexões e gostaria de partilhar com você estas perguntas:

- Sendo um esportista, adulto saudável portanto, ele sabe cuidar bem de sua saúde e o fez até esta data ou foi necessária a ajuda/interferência estatal?


- Sendo um homem lúcido e cidadão livre, tem o direito a escolha de como cuidar de si mesmo? Ou deve submeter-se a exigência sanitária, mesmo avaliando risco-benefício negativo, face aos EAPIXS (Efeito Adverso Pós-Inoculação Experimental) ocorridos com outros atletas?


- Como se comportaram os demais competidores: agiram em defesa dos direitos e dignidade dos esportistas, solidariamente a Djokovic, ou não? Sentiram-se aliviados pela eliminação da competição de um forte adversário e provável candidato a vencedor?


- Qual é a visão da sociedade contemporânea sobre o ocorrido? Houve alguma reação, indignação ou silêncio? O esporte continua sendo uma atividade social relevante e com regras próprias ou precisa estar submetido às ingerências burocráticas?


- Quanto a você, quais seriam as suas respostas pessoais?


Com o objetivo claro de promover o desenvolvimento humano e o despertar de consciência, que são elementos fundamentais para a saúde física e psíquica, transcrevo as respostas definidas pelo pai do tenista, Sr. Srdjan Djokovic, para nos inspirar:


A partir de hoje, Novak se tornará um símbolo e líder do mundo livre, o líder dos países e povos oprimidos. Mostrou que, mesmo um pequeno país heroico, como a Sérvia, pode ter o maior atleta de todos os tempos. Isso não pode ser escondido.


“Meu filho está em cativeiro esta noite, mas nunca esteve tão livre. (...)Você pode ser preso hoje ou amanhã, mas a verdade sempre encontra seu caminho. Novak luta pela igualdade de todas as pessoas do planeta, não importa a que Deus orem ou quanto dinheiro tenham.


O mundo rico pode não permitir que Nole continue jogando tênis, mas vai revelar sua verdadeira face e um jogo muito mais sério terá início. De um lado, haverá membros gananciosos e arrogantes da oligarquia mundial e, de outro, um mundo libertário e orgulhoso que ainda acredita na justiça e na verdade.”


Dra. Ana Cristina C. L. Malheiros


Links recomendados:


1. ‘Djokovic será um símbolo do mundo livre’, diz pai do tenista : matéria da plenonews em 07/01/2022

https://pleno.news/esportes/djokovic-sera-um-simbolo-do-mundo-livre-diz-pai-do-tenista.html


2. Conheça alguns aspectos da biografia do tenista Novak Djokovic:

https://www.instagram.com/p/CYZOOTSLdTp/


3. Jogos Olímpicos na Grécia Antiga:

https://www.youtube.com/watch?v=UIskerRH2a0&ab_channel=JogosOl%C3%ADmpicos


4. Tenista tem mal súbito em jogo de tênis no Aberto da Austrália e o problema é o Djokovic que não tomou a vacina...

https://wwos.nine.com.au/tennis/atp-cup-2022-news-nikoloz-basilashivili-struggles-to-breathe-against-stefanos-tsitsipas/f5273c8b-9526-455b-895a-c96ecedbc84e








Posts recentes

Ver tudo