Buscar

Carta aos Adultos: A Vida da Criança

Para cuidar de crianças, é importante conhecer como elas são. Para isto ocorrer, nada melhor do que observá-las e acompanhá-las em seu animado dia.


Mas, com a gestão globalizada da pandemia, parece que nos afastamos desta possibilidade. Afinal, o distanciamento social conduz para o distanciamento humano. O uso de máscaras, incorporadas como acessório do vestuário, impede a fala espontânea e a expressão da fisionomia com seus traços característicos. Assim, vai sendo gerada uma atmosfera de desconfiança, de medo e de esfriamento.


Por egoísmo e sob o pretexto de cuidados com a saúde, muitos adultos estão contendo as crianças dentro de casas, apartamentos, sempre acompanhadas de tablets e celulares. Para manter sua própria zona de conforto mental, tendem a enredar a criança na teia do medo, da insegurança, dos rituais de higienização exagerados.

Talvez, sem perceber, repetem aqueles que mantêm pássaros cativos para lhes apreciar o canto, a plumagem, porém, não mais o voo.


Em que pesem a dor e perdas causadas nesta época, há grande oportunidade de revisão de pensamentos, sentimentos e atitudes.

Como médica psiquiatra, venho-lhes alertar: a grande maioria dos adultos que atendi, sofriam por acontecimentos do passado, principalmente na infância.

Portanto, peço em nome das crianças que estão sob seus cuidados: superem o medo, que lhes foi incutido na mente para torná-los dependentes.


Ousem buscar informações qualificadas para poderem romper com a prisão mental.

Desliguem a TV e ativem o cérebro, para emergirem do hipnotismo midiático e voltarem a pensar por si próprios.

Visitem urgentemente suas memórias e lembrem-se de como os antigos, com muito menos recurso, enfrentavam e superavam suas mazelas com vigor e determinação, dando a proporção certa para as viroses (doenças autolimitadas).


E, principalmente, tenham a coragem de amar, de conviver, de sonhar! Levem as crianças para a natureza, para correr, brincar, cantar, dançar.


Façam tudo isto com elas também para que a sua criança interior se manifeste em exuberante alegria e entusiasmo e o Sol volte a brilhar para os seus olhos.


Testemunhe por si mesmo o ciclo da vida. Repita muitas, muitas vezes e, assim, não restará mais poeira fina no seu coração. Estamos na colorida primavera e apreciar sua beleza tropical nos revitaliza.


Assim como o planeta tem seus ciclos, a vida humana tem suas fases e despertar da consciência é o passo inexorável que cabe a cada um de nós.


Recicle sua conduta, renove suas convicções, dispense a inutilidade e, com leveza, coerência e graça, siga em frente. Afinal, as crianças merecem crescer livres e felizes.


Dra. Ana Cristina C. L. Malheiros


Links recomendados:

01. Audiência Pública 06.10.21 | Tema: Exigência do Comprovante de vacina Covid na Matricula Escolar | Dr. Diogo Viriato:

https://www.youtube.com/watch?v=F4noHJcjU1o&ab_channel=DrDiogoViriatoRodrigues


02. 13 razões pelas quais você não deve permitir que seu filho receba a vacina Covid-19:

https://theexpose.uk/2021/09/14/13-reasons-why-you-should-not-allow-your-child-to-get-the-covid-19-vaccine/






Posts recentes

Ver tudo