Advento 2018

Atualizado: Jul 17

Estamos no Advento, período de  quatro semanas  que antecede o Natal, sendo este o tempo de preparação e de espera "ativa". Assim,  há tanto para ser feito nesta época do ano : organizar  objetos, embelezar a casa. No entanto,  não devemos exagerar e nos  sobrecarregar com estas tarefas. Senão,  corremos o risco de ficarmos exaustos bem no início das Doze noites santas, período entre o Natal e o Dia dos Reis  Magos ( de 25 de dezembro  a 06 de janeiro ).


Porém, porque percebemos intuitivamente a importância espiritual desta época e por sentirmos o que quer vir ao nosso encontro,  nós nos colocamos prontos para a ação. Além de cuidar do espaço externo, precisamos fazer as reflexões que nos possibilitem organizar a nossa consciência e os nossos sentimentos.

Se guardamos rancor ou amargura com relação a alguém do nosso convívio, é essencial cuidarmos da questão,  buscando o diálogo e a reconciliação. Sabemos que o sofrimento nos aprisiona na dor e nos afasta da felicidade. Sabemos que o sofrimento humano é oportunidade de aprendizado e superação,  e  somente  assim terá sentido. 


Dessa forma, a nossa serenidade e alegria interiores, conquistadas neste exercício  consciente de auto-preparação,  serão  expressadas pela harmonia e beleza dos nossos gestos de presentear, de perdoar e de cuidar do ambiente exterior para a  convivência com familiares e amigos. 

Durante o Advento, encontramos a atmosfera propícia para a nossa revisão íntima,  com o objetivo de nos livrarmos de sentimentos dissonantes e harmonizarmos nossa alma, tornando-a receptiva a vivenciar o nascimento de Jesus Cristo,  para a  renovação das nossas forças espirituais! 


Feliz Natal!