Buscar

A Arte Médica está em risco?

A Medicina é a arte do encontro entre um ser humano em sofrimento e outro que está preparado e desejoso de lhe prestar auxílio. Neste âmbito, tudo de bom pode ocorrer: a solidariedade, a compaixão, a técnica, o calor humano, a percepção do outro em seus potenciais e suas vulnerabilidades. Tudo estará ali, à disposição da mudança e da cura. Deste encontro humano, tanto o médico, como o paciente poderão sair acrescentados, enriquecidos.


Há décadas, no entanto, há uma forte pressão para tornar a Medicina um território árido, no qual o paciente seria objeto de observação e o médico, ao preencher entrevistas binárias com respostas “Sim” ou “Não”, teria a conduta definida por um protocolo previamente formatado.


Assim, todos os elementos já estariam pré-estabelecidos, de tal maneira que não caberia mais a criatividade, a ousadia e a genialidade do médico para fazer todo esforço, quer seja intelectual, quer seja humano, no sentido da cura do paciente ou, pelo menos, de reduzir-lhe o sofrimento.


A Medicina é mais do que Ciência aplicada à vida, portanto não pode ser restringida às teorias, dados estatísticos e meios materiais, pois há algo que transcende.


É inaceitável transformar a Medicina em algo tão pobre que haja somente uma perspectiva, que lhe é imposta por influenciadores externos, que prejudicam autonomia médica e a liberdade de ver o caso com suas potências e avaliar outras alternativas.


Precisamos evitar que ocorra a coisificação da vida humana e que o materialismo e a tecnocracia roubem a alma da Medicina.

Faço aqui um apelo aos pacientes, para que valorizem a Medicina humanizada e prezem pelo atendimento individualizado. Aos colegas médicos, sugiro que busquem informações atualizadas e qualificadas, de fontes fidedignas, isentas de manipulações ideológicas e/ou de interesses escusos.

Somente nos tornaremos uma sociedade evoluída se cada um de nós fizer uma reavaliação de valores e redirecionar suas escolhas para metas mais aprimoradas.


Neste momento histórico, pós-pandemia, estando unidos, médicos, pacientes e a sociedade poderão contribuir decisivamente para o futuro da Medicina e a renovação da sagrada arte de curar.

Dra. Ana Cristina C. L. Malheiros


Links recomendados:

- Propaganda, manipulação e comportamento, Médicos pela Vida | Artigo Dra. Ana Cristina, Médica Psiquiatra:

https://medicospelavidacovid19.com.br/opiniao/propaganda-manipulacao-e-comportamento/


- Maratona da Verdade | Desmascarando Mentiras da Pandemia:

GRADE FINAL DA PRIMEIRA MARATONA DA VERDADE - 01 DE ABRIL DE 2022
.pdf
Download PDF • 496KB

https://rumble.com/vzhua3-1-a-maratona-da-verdade-010422.html





Posts recentes

Ver tudo