Sou médica psiquiatra há mais de 30 anos. Natural de Belo Horizonte, atualmente resido em Curitiba, onde atendo em consultório particular.

 

Após a graduação, trabalhei como médica psiquiatra em inúmeros hospitais psiquiátricos públicos e particulares, em equipes interdisciplinares. Sempre valorizei a humanização do tratamento e estimulei a participação e apoio da família, por perceber a importância da dinâmica familiar no processo de adoecimento e de recuperação.

 

Desde o início da minha carreira médica, estar diante do sofrimento dos pacientes, me despertava o forte desejo de atuar na prevenção de doenças psiquiátricas.

Motivada pelo anseio de conhecer mais sobre o ser humano e as fases de seu desenvolvimento, iniciei os estudos em Antroposofia e completei minha formação em Medicina Antroposófica em São Paulo-SP em 1994.

Esse foi um momento bastante significativo e que influenciou positiva e definitivamente a minha vida profissional.

  ​

Com o propósito de colocar em prática os princípios da Antroposofia, criei a Clínica Inova, que oferecia, além da Psiquiatria ampliada, as terapias complementares como banhos e massagens medicinais. Com o sentido educativo, fiz diversas palestras sobre promoção da saúde e desenvolvimento humano. Por considerar que a Pedagogia Waldorf traz em essência os elementos da medicina preventiva, criei com outras famílias a Associação Pedagógica Curumim Catu, mantenedora do Jardim Luz do Sol.

Tenho aprofundado meu conhecimento na Psiquiatria aplicada à Oncologia, participando de eventos médicos no Brasil e no exterior e em visitas a hospitais antroposóficos na Suíça e Alemanha.

 

Nos diversos ambientes em que tenho trabalhado, prossigo divulgando a Antroposofia aos profissionais de Saúde e ao público em geral, sendo responsável pela coordenação de workshops e palestras sobre variados temas de interesse relativos à Prevenção e Promoção da Saúde, Salutogênese e à Educação Infantil e Orientação a Pais.

Mantendo esta mesma intenção, passei também à divulgação nas mídias digitais, da Psiquiatria ampliada pela Antroposofia.

 

Por acreditar que há cada vez mais necessidade de se oferecer outras formas de se tratar a complexidade do ser humano, com uma visão integral, com recursos terapêuticos naturais, considero que a prevenção também é função do médico psiquiatra!

Minha História