COMO TRABALHO
Meu trabalho médico está baseado na associação dos conhecimentos da Psiquiatria com os recursos da Medicina Antroposófica.
A Antroposofia (do grego antrophos, homem e sophia, sabedoria) foi criada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925). Como Ciência, em sua cosmovisão, abre perspectivas para se responder às questões mais profundas do homem sobre si e sobre a Natureza.
Buscamos ampliar nossa visão sobre o ser humano e criar as melhores possibilidades preventivas e terapêuticas, considerando as características individuais.
-
MEDICINA ANTROPOSÓFICA:
A Medicina Antroposófica, cujos fundamentos foram criados por Rudolf Steiner e a Dra. Ita Wegman em 1920 na Suíça, visa a ampliação da arte médica no tratamento e prevenção de doenças. Com seus recursos, torna-se muito mais compatível atender às necessidades do paciente, tendo um cuidado integral e abrangente, não focado no sintoma, mas na recuperação da saúde.
Atualmente, é praticada em 60 países, nos cinco continentes.
No Brasil, a formação para médicos é determinada pela ABMA – Associação Brasileira de Medicina Antroposófica.
Saiba mais acessando o link: http://www.abmanacional.com.br
-
PSIQUIATRIA E PREVENÇÃO:
Muitos ainda vinculam a Psiquiatria somente ao tratamento de casos graves. Se a ajuda profissional não for solicitada preventivamente, há a possibilidade de agravamento do quadro clínico, penalizando ainda mais o paciente.
A prevenção também é função do médico psiquiatra.
No meu trabalho, busco desempenhar a promoção da saúde, estimulando paciente e familiares a desenvolverem hábitos saudáveis e relações afetivas produtivas.
-
MEDICAÇÃO ANTROPOSÓFICA:
Os medicamentos antroposóficos são dinamizados para potencializar a essência das substâncias dos reinos mineral, vegetal e animal. Podem ser usados em associação com a medicação alopática e, frequentemente, favorecem a redução da dosagem desta.
Sobre o tratamento…
Todo adoecimento causa sofrimento e vulnerabilidade.
Porém, o tratamento não se resume apenas à patologia e ao alívio dos sintomas.
Considero o paciente em sua trajetória de vida, sua biografia, estimulando que busque o significado do adoecimento atual para haver a superação.
Na visão da Medicina Antroposófica, a doença é uma oportunidade para o paciente repensar seu passado, fortalecer-se no presente e redirecionar a própria vida, planejando seu futuro com mais coerência.